quarta-feira, 19 de maio de 2010

CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ESGOTO

Apresentação Geral

Objetivo

O objetivo da empresa este mês é fazer com que a situação que o esgoto se encontra nas grandes cidades como em São Paulo, por exemplo. Como a OAN é uma empresa que está preocupada com o meio ambiente de uma forma geral, não iremos deixar de lado qualquer outro problema relacionado à natureza. Como todo objetivo, nós, da OAN, buscamos sempre tornar o projeto que está no papel (reciclável, é claro), em realidade, colocando a "mão na massa".

Identificação do Problema

A situação da água no planeta Terra é um tema muito discutido, afinal ela é essencial a nossa vida. Desde a Revolução Industrial a poluição aumentou muito e a situação do esgoto se tornou cada vez maior por conta de sérios problemas como: lixo doméstico nas ruas, empresas que não dão conta dos mesmos, rios poluídos, entre outros casos. Portanto é necessário que empresas eficientes tomem suas decisões fazendo o tratamento do próprio esgoto e também é preciso que cuidemos dessa preciosa necessidade.

Aspectos Logísticos e de Projeto

Primeiramente, nós da OAN, temos como base e como meta a ser cumprida, a resolução dos problemas de captação e do tratamento de esgoto, o qual seu mau efeito traz danos para a sociedade acerca do mesmo. Esse será nosso principal objetivo junto com nossos colaboradores; iremos melhorar a qualidade de vida da população as quais faremos o tratamento correto dos esgotos de São Paulo. O tratamento é bem delicado, afinal para a retirada de todos poluentes é necessário serviços eficazes, porém, nossa empresa está preparada para atingir os quatro processos, sendo o primeiro onde o esgoto passará por grandes canos, além de serem largos também são extensos, possuindo grades (eficazes em retenção de maiores detritos, como por exemplo: latinhas, garrafas pets, entre outros) em seu decorrer. A cada local onde houver essas grades, o percurso do cano se tornará menor assim como também a quantidade de grades será bem maior fazendo com que somente a água suja escoe junto com a contaminação que irá ser retirada nos próximos processos. Na segunda fase, quando o cano está chegando ao seu percurso final, ele é elevado e são suspensos, lançando assim a água sobre peneiras que retirarão todas impurezas caracterizadas como suspensões (substâncias com partículas grandes) e colóides (substâncias com partículas médias), as quais serão localizadas no fundo da represa onde será movida pela eletricidade trazendo-a para a superfície retirando as partículas já citadas; é importante citar que a adição de agentes floculantes transforma a matéria poluente em colóides facilitando o processo de peneiração, afinal a retirada não seria de maneira tão simples. Na terceira fase, a água que ainda possui muito poluente com organismos patogênicos (bactérias, fungos e nutrientes que precisam ser retirados), será escoada até um tanque também conhecido como Reator Biológico contendo comportas, sendo cada uma delas com quatro reatores. Neles, encontram-se microorganismos aeróbicos os quais fazem com que os reatores sejam arejados, ou seja, esses microorganismos irão consumir os poluentes que conseguiram passar pela peneiração, no entanto, nem todos conseguirão ser retidos, porém essa etapa atinge 95% da eficácia total do tratamento. O quarto e último processo irá ser realizada a desinfecção da água, os microorganismos que consumiram os poluentes anteriormente serão filtrados e decantados juntamente com a água e logo serão lançados em novos grandes canos, que por sinal estarão todos desinfectados. Daí em diante será adicionado à água substâncias desinfetantes através de pequenas bombas. A seguir algumas delas:

- Fenol: eficaz contra gran-positivos;

- Halogêneos: derivados do cloro (inibem as atividades das proteínas celulares), derivados do iodo (inibem a reação da oxidação);

- Sais metálicos: inibem atividades das enzimas;

- Oxidantes: oxidam gordura das membranas;

- Álcoois: coagulam proteínas e gorduras da membrana;

- Cetrimina: inativados pela presença de material orgânico;

- Clorexidina: desorganiza estruturalmente a membrana;

- Oxido de Etileno: inativa enzimas e proteínas;

- Aldeídos: inativa proteínas e ácidos nucléicos;

- Beta- proprioclactona: utilizado na esterilização.

Após a utilização de todas essas substâncias na água, ela estará praticamente pronta para a utilização, faltando apenas a desnitrificação e a remoção do fósforo que ocorre no final do cano, a primeira é facilitada pela quantidade de bactéria, já a segunda é feita por precipitação química através de sais metálicos. Finalmente, a água totalmente limpa será levada a uma “nova” e grande represa completamente limpa, pronta para a utilização.

Lembrando a todos que toda etapa será financiada pela OAN e não será cobrado exatamente nada da população, pois com isso nossa meta estará cumprida e estaremos melhorando a qualidade de vida da população.

Aspectos Ambientais

A preservação e conservação das fontes hídricas é um objeto de valioso estudo para a OAN a qual tem o objetivo de melhorar o tratamento de esgoto e distribuição de água, pois se sabe que vem ocorrendo grande desequilíbrio com esse recurso natural indispensável aos seres vivos.

As agressões realizadas ao meio ambiente pelo ser humano,seja por atitudes

individuais ou pelas empresas que poluem em grande escala, tornam-se a cada dia, uma preocupação constante na vida de toda a sociedade. Diante disso, medidas urgentes precisam ser tomadas contra a utilização desenfreada dos recursos naturais o qual altera o convívio com o meio ambiente.

A água é, dentre todos os recursos naturais, o elemento mais importante para a

sobrevivência do ser humano. Questões sobre preservação e conservação de recursos hídricos e meio ambiente vêm sendo muito discutidas na OAN para a melhora dos problemas no tratamento e captação de esgoto.

Esse trabalho apresenta medidas potencializadoras para os Impactos Ambientais decorrentes dos processos físicos e biológicos do tratamento de esgoto, que devem ser entendidos como processo industrial. A importância do seu desempenho ambiental tem repercussões locais, envolvendo solo, ar e corpo d'água que recebe o efluente tratado, pois envolve um dos principais ciclos de vida, que é o da água, fundamental para manutenção da saúde do seres vivos e pelo equilíbrio ecológico do meio ambiente.

A OAN realizou algumas pesquisas em diferentes áreas de São Paulo pelo mal tratamento de esgoto os resultados obtidos foram:

-contaminação do solo pelos resíduos sólidos, escumas, afluentes e/ou efluentes e lodo;

-contaminação do lençol freático e/ou corpo hídrico;

-contaminação do ar por emissões gasosas;

-incêndio de pequenas proporções e doenças de veiculação hídrica (patogênicos).

Verificou-se que, feito um monitoramento adequado no sistema em relação à:

-retirada da escuma,

-descarte do lodo formado no reator,

-queima dos gases com folhas verdes para formação de húmus,

-controle de vazão de chegada,

-capina constante na vegetação próxima existente e acondicionamento adequado de resíduos,

Tem-se um equilíbrio entre as atividades de tratamento e o meio físico, biótico de modo que a operação do sistema possa ser feita dentro das normas da empresa OAN.

Visto esses e alguns outros problemas temos como base que apenas 2% da água do planeta é doce, sendo que 90% está no subsolo e nos pólos. Cerca de 70% da água consumida mundialmente, incluindo a desviada dos rios e a bombeada do subsolo, são utilizadas para irrigação. Aproximadamente 20% vão para a indústria e 10% para as residências. Atualmente a água já é uma ameaça a paz mundial, pois, muitos países da Ásia e do Oriente Médio disputam recursos hídricos. Relatórios da ONU apontam que 1 bilhão de pessoas não tem acesso a água tratada e com isso 4 milhões de crianças morrem devido a doenças como o cólera e a malária. A expectativa é de que nos próximos 25 anos 2,76 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água.

Assim já sabemos que a escassez de água se deve basicamente à má gestão dos recursos hídricos e não à falta de chuvas. Uma das maiores agressões para a formação de água doce é a ocupação e o uso desordenado do solo. Para agravar ainda mais a situação são previstas as adições de mais de 3 bilhões de pessoas que nascerão neste século, sendo a maioria em países que já tem escassez de água, como Índia, China, Paquistão.

Com isso a OAN busca à cada dia melhorar os problemas que afetam a população e o meio ambiente o qual somos tão dependentes e temos em mente que a água é utilizada de diversas maneiras no dia-a-dia, para tomar banho, lavar louça, na descarga do vaso sanitário.

E se liga diretamente com o esgoto pelo fato de depois de eliminada ser denominada como esgoto.

A origem do esgoto pode ser, além de doméstica, pluvial (água das chuvas) e industrial (água utilizada nos processos industriais). Se não receber tratamento adequado, o esgoto pode causar enormes prejuízos à saúde pública por meio de transmissão de doenças. Seja pelo contato direto ou através de ratos, baratas e moscas. Ele pode ainda poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal.

Para evitar esses problemas, a empresa OAN tem como objetivo o planejamento de um sistema de esgoto que no caso existe com dois objetivos fundamentais: a saúde pública e a preservação ambiental.

O esgoto é tratado através da rede coletora pública, o esgoto sai das residências e chega à estação de tratamento. O sistema é longo, pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para bem longe, o que exige a realização de grades obras subterrâneas ao longo das ruas.

Uma vez instalada a rede coletora e implantado o sistema de tratamento , é a vez de os usuários fazerem a sua parte. É preciso que cada morador peça a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde pública e a recuperação ambiental.

E com os diferentes tipos de esgoto existe diferente modos de tratamento assim tomamos como exemplo o tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar microorganismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.

As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:

-Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
-Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
-Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.

E se todos esses processos não ocorrerem corretamente podem ocorrer alguns problemas com a saúde humana pela contaminação da água as quais trazem bactérias, parasitas entre outros. Com isso a necessidade para os seres humanos ter um tratamento de esgoto melhor a cada dia é essencial. E alguns dos problemas ocorridos pela captação e tratamento indevido de esgoto é:

Doenças causadas por água contaminada

-Doenças Causadas por Parasitas

-Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.
-Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos.
-Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

-Doenças Causadas por Vírus

-Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato ( consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.

-Doenças causadas por Bactérias

-Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas.
-Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.
-Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.
-Febre Tifóide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados( a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).

Visto isso a cada dia a empresa OAN se informa, e procura melhorar com a ajuda da sociedade a captação e tratamento de esgoto o qual na Região Metropolitana de São Paulo, é utilizado o método por lodos ativos nas grandes estações de tratamento, onde há uma fase líquida e outra sólida que compreende o lodo. Ele é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. O trabalho consiste num sistema no qual uma massa biológica cresce, forma flocos e é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio). O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados intimamente, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico. Assim a empresa OAN está a disposição da população procurando sempre solucionar de forma viável os problemas e conseqüências que afete tanto a população quanto o meio ambiente.

Aspectos Sociais

Como todos os projetos que empresas que querem melhorar a situação que se encontra a natureza atualmente, a OAN, não fazendo diferente, tenta fazer com que a água poluída, um problema que a nossa empresa está priorizando este ano, volte a ser um benefício para as pessoas das grandes cidades, principalmente, e deixar de ser um problema.

Este mês, estamos focando nos problemas relacionados com o esgoto, que caem em rios e contaminam os mesmos, e consequentemente as pessoas que a utilizam. Tomando como base o Rio Tietê, por exemplo, antigamente, o mesmo foi utilizado por várias pessoas que nadavam, pescavam, enfim, utilizavam de alguma forma, tendo como principal motivo, o lazer.

O projeto desse mês, resumidamente, é um cano que captará a água suja que vem das casas, até das menores cidades que não tem esses recursos (tratamento de esgoto) e passando por várias etapas, a água ficará limpa e própria para a utilização, principalmente pelas famílias carentes desse recurso (água própria para a utilização).

Em relação aos lucros do projeto, o mesmo proporcionará não só lucros econômicos, mas sim, para nós da OAN, lucros sociais, pois podendo ajudar as pessoas que não tem recursos para ter uma água saudável, já é um objetivo que será concretizado. Lucros econômicos irão ter, porém não são comparados aos lucros que irão ajudar pessoas necessitadas. O dinheiro que o projeto vai trazer será maior do que o dinheiro a ser gasto, por que o projeto é simples. Porém, um projeto que resolverá mais do que projetos que são feitos com mais gastos e que não resolvem nada. Terão mais gastos na compra de matéria prima para a fabricação do cano. Também vamos fazer com que todos os rios poluídos de hoje, possam se tornar utilizáveis como antes.

Em relação a desempregos, um problema que afeta a população, principalmente em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, será mais um problema que terá uma diminuição com esse projeto. Pois, com esse projeto, cargos na fabricação, transportação, instalação e manutenção, por exemplo, serão abertos. Com esse nosso projeto em mãos, vamos também criar uma grande quantidade de empregos para as pessoas que carecem disso.

Os projetos da OAN sempre tentam interligar problemas e resolver com um projeto só, como é popularmente dito: “Matar dois coelhos em uma cajadada só.”. Este mês, “matamos” o desemprego e a poluição nos rios em um projeto (do cano) só.

Com isso a OAN, esta sendo a primeira empresa que vai transformar a água dos rios poluídos em águas que possam tomar, sendo que isso ajudara com o problema de falta de água.

Vamos precisar de sua ajuda, não poluindo o rio, isso já torna um grande avanço para a sociedade, e a cada dia a gente vai limpando a sua vida.

Captação e Tratamento de Esgoto - Galeria de Imagens

Você acredita que pessoas nadavam no Rio Tiete?!?!

Parte de Rio Tietê completamente poluído.
Esgoto a céu aberto.