quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aspectos Logísticos e de Projeto

Primeiramente, nós da OAN, temos como base e como meta a ser cumprida, a resolução dos problemas de captação e do tratamento de esgoto, o qual seu mau efeito traz danos para a sociedade acerca do mesmo. Esse será nosso principal objetivo junto com nossos colaboradores; iremos melhorar a qualidade de vida da população as quais faremos o tratamento correto dos esgotos de São Paulo. O tratamento é bem delicado, afinal para a retirada de todos poluentes é necessário serviços eficazes, porém, nossa empresa está preparada para atingir os quatro processos, sendo o primeiro onde o esgoto passará por grandes canos, além de serem largos também são extensos, possuindo grades (eficazes em retenção de maiores detritos, como por exemplo: latinhas, garrafas pets, entre outros) em seu decorrer. A cada local onde houver essas grades, o percurso do cano se tornará menor assim como também a quantidade de grades será bem maior fazendo com que somente a água suja escoe junto com a contaminação que irá ser retirada nos próximos processos. Na segunda fase, quando o cano está chegando ao seu percurso final, ele é elevado e são suspensos, lançando assim a água sobre peneiras que retirarão todas impurezas caracterizadas como suspensões (substâncias com partículas grandes) e colóides (substâncias com partículas médias), as quais serão localizadas no fundo da represa onde será movida pela eletricidade trazendo-a para a superfície retirando as partículas já citadas; é importante citar que a adição de agentes floculantes transforma a matéria poluente em colóides facilitando o processo de peneiração, afinal a retirada não seria de maneira tão simples. Na terceira fase, a água que ainda possui muito poluente com organismos patogênicos (bactérias, fungos e nutrientes que precisam ser retirados), será escoada até um tanque também conhecido como Reator Biológico contendo comportas, sendo cada uma delas com quatro reatores. Neles, encontram-se microorganismos aeróbicos os quais fazem com que os reatores sejam arejados, ou seja, esses microorganismos irão consumir os poluentes que conseguiram passar pela peneiração, no entanto, nem todos conseguirão ser retidos, porém essa etapa atinge 95% da eficácia total do tratamento. O quarto e último processo irá ser realizada a desinfecção da água, os microorganismos que consumiram os poluentes anteriormente serão filtrados e decantados juntamente com a água e logo serão lançados em novos grandes canos, que por sinal estarão todos desinfectados. Daí em diante será adicionado à água substâncias desinfetantes através de pequenas bombas. A seguir algumas delas:

- Fenol: eficaz contra gran-positivos;

- Halogêneos: derivados do cloro (inibem as atividades das proteínas celulares), derivados do iodo (inibem a reação da oxidação);

- Sais metálicos: inibem atividades das enzimas;

- Oxidantes: oxidam gordura das membranas;

- Álcoois: coagulam proteínas e gorduras da membrana;

- Cetrimina: inativados pela presença de material orgânico;

- Clorexidina: desorganiza estruturalmente a membrana;

- Oxido de Etileno: inativa enzimas e proteínas;

- Aldeídos: inativa proteínas e ácidos nucléicos;

- Beta- proprioclactona: utilizado na esterilização.

Após a utilização de todas essas substâncias na água, ela estará praticamente pronta para a utilização, faltando apenas a desnitrificação e a remoção do fósforo que ocorre no final do cano, a primeira é facilitada pela quantidade de bactéria, já a segunda é feita por precipitação química através de sais metálicos. Finalmente, a água totalmente limpa será levada a uma “nova” e grande represa completamente limpa, pronta para a utilização.

Lembrando a todos que toda etapa será financiada pela OAN e não será cobrado exatamente nada da população, pois com isso nossa meta estará cumprida e estaremos melhorando a qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário