sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Aspectos Logísticos e de Projeto

O tratamento das águas industriais necessita de muitos cuidados, afinal, ela não pode ser levada diretamente ao esgoto, ou seja, não pode ter contato com outros tipos de águas utilizadas, pois, geralmente ela contém muitos tipos de metais pesados e produtos muito tóxicos ao meio ambiente. Além de que, para uso doméstico, o tratamento requer a dosagem correta de produtos químicos e desinfecção adequada, sendo empregados agentes oxidantes, como o cloro. Tudo isso porque, para a água se tornar potável ela precisa estar isenta de contaminação patogênica.

Lembrando que, todo esse processo tem o objetivo de tratar o líquido utilizado além de outra finalidade, que é a reutilização, onde, depois de tratada, a água é levada ao Sistema de Distribuição. A água é encaminhada para as etapas, que logo serão explicadas, por canos de PVC (de alta qualidade e preços baixos) e sistema direcionado por bombas (fazem bombeamento para movimentação da água). Sendo que os filtros utilizados para a retirada de flocos sólidos serem feitos de areia-antracita.

Os processos pelo qual essa água passa, são:

Floculação Mecanizada: Ou seja, nesta etapa, a sujeira que está lá, forma flocos, que são agregados de partículas em suspensão. A agregação de partículas se obtém através do auxílio de produtos químicos.

Decantação/Flotação: Nesta etapa, os flocos formados na Floculação Mecanizada são eliminados, ou seja, aquela água com flocos de sujeira, passa pelo decantador ou pelo flotador, tendo como objetivo final à eliminação dos flocos.

Filtração: Nesta etapa, visa-se à filtração dos flocos ou das partículas em suspensão “não-floculadas” remanescentes no processo. Na filtração existe uma grande variedade de filtros, com isso havendo variadas configurações de filtros para diferentes ocasiões.

A floculação só acontece em condições adequadas de pH, portanto neste processo, além de utilizarmos agentes floculantes (Sulfato de Alumínio, Sulfato Ferroso, Polieletrólitos), utilizamos também produtos para correção de pH (principalmente o Hidróxido de Cálcio).

É importante destacar que para a realização dos processos, a água utilizada será encaminhada a um grande reservatório por canos de PVC, é nesse reservatório onde serão adicionados produtos químicos para o auxílio de formação de flocos, e a seguir, levado ao decantador que eliminará os flocos maiores. Já os mais difíceis serão eliminados em outro reservatório com filtros de areia. Após essas etapas, a água é levada para realizar os outros dois processos.

Também é utilizada no processo de tratamento de águas industriais, uma etapa denominada Osmose Reversa, aonde sua função é a remoção dos sais dissolvidos. Osmose Reversa é um processo de filtragem, quando a água de alimentação se concentra em sais ao passar pelo sistema, sendo o produto resultante, o concentrado resultado da hiper filtração. Outros processos denominados: Abrandamento e Desmineralização servem para a redução da salinidade da água que ocorre pode ocorrer por Osmose Reversa.

Nossa empresa tentará de tudo para dar mais segurança a vocês utilizando um recurso denominado EDR (Eletrodiálise Reversa), A Eletrodiálise Reversa é um processo de separação eletroquímica, formado por membranas seletivas semipermeáveis catiônicas e aniônicas colocadas dentro de cilindros entre os eletrodos, potencializadas por corrente contínua em cátodo e ânodo, respectivamente.

É composta de diversos compartimentos dispostos alternadamente, pelos quais os sais minerais são transportados através de membranas iônicas, de uma solução a outra, sob a forma de separação dos cátions e dos ânions atraídos pelos eletrodos: catódico e anódico. Essa Eletrodiálise é reversa pela mudança periódica da polaridade dos eletrodos, de uma a quatro vezes por hora, gerando uma autolimpeza contínua.

Por fim, existem algumas opções, as quais as indústrias poderão optar pela qual mais lhe agrada, contanto que estejam citadas nos comentários acima, pois é a forma mais segura e vantajosa de se reutilizar a água industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário