sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Apresentação Geral

Este mês a empresa OAN focou seu tema em um assunto vasto, a reutilização de água industrial.

Esse assunto acaba tornando-se mediante a variação de sua utilização final, pois dependendo de como e onde a água reciclada será utilizada pode trazer consequências indesejadas, por exemplo, uma indústria que utiliza água reciclada para resfriamento pode ter problemas de corrosão nos equipamentos devido à inadequação da qualidade da água reciclada. Além do mais é importante ressaltar que a chamada água de reuso possui utilização limitada, mediante o fato dos parâmetros qualitativos estarem ainda longe da portabilidade, por exemplo.

Por isso, para o reuso de água industrial é necessário o conhecimento claro do efluente a ser tratada, viabilidade econômica e as características da água que se pretender obter. Nos últimos cinco anos, as questões ambientais passaram a caminhar com as questões sociais e econômicas, e reutilizar os efluentes tratados no processo produtivo obedece a esta tendência, além da pressão social pelas soluções "ecologicamente corretas”.

Para o reuso de água industrial crescer rapidamente no País é necessário a definição de parâmetros que fixam a qualidade da água reciclada em cada um dos sistemas, podendo ser eficientes para determinadas finalidades. Contudo, deve-se ter como diretriz as definições das questões técnicas e financeiras para que o investimento nesta tecnologia seja viável, tornando a água de reuso em escala industrial. Aprimoramento do conhecimento e divulgação das tecnologias que permitirão a reciclagem destes efluentes. Não podemos esquecer também da extrema importância da participação dos Órgãos Públicos competentes para determinar as regras e leis para este processo.

Dito isso, a empresa OAN pretende equacionar essa situação, visando o interesse das indústrias e não seu afastamento por falta de parâmetros que impeçam a legislação de regularização do reuso, sendo necessária a ajuda do governo, pois esse afastamento pode levar a escassez de água potável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário