sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aspectos Sociais

O terceiro bimestre desse ano teve dois projetos que foram considerados os melhores que nossa empresa já fez. Portanto, como a OAN é uma empresa que sempre quer o melhor para o meio ambiente e para as pessoas, queremos, este quarto bimestre, superas as expectativas, fazer projetos que funcionem bem e que superem, em qualidade, principalmente, os projetos do terceiro bimestre.

Como já explicado, esse mês estamos tratando de um problema muito sério, o reuso da água. Muitas pessoas pensam que a água que cai no ralo quando elas estão tomando banho, não tem mais utilização, o que não é verdade, essa água pode ser reutilizada de muitas outras formas, como na lavagem da calçada. A água que se utiliza para lavar a calçada, não precisa ser potável, pode-se usar uma água razoavelmente limpa, como a água que sai da maquina de lavar roupas.

Pretendemos convencer o maior número de pessoas na Zona Leste de São Paulo a principio, pois é algo que necessita de investimento, durante toda a instalação será necessário o gasto em torno de 500 à 600 reais incluindo bombas centrifugas e peneiras com filtro de areia, porém, o custo-benefício será bem satisfatório para quem fez tal investimento, hoje muitas famílias excedem 50m³ em consumo, e para isso o retorno do investimento pode chegar a menos de 12 meses, e se for mais de 100m³ em consumo, podendo chegar a 4 meses o retorno.

No projeto desse mês, tem uma idéia que, com certeza, vai ter um resultado bom. Porem, para que as pessoas obtenham esse ciclo de reaproveitamento da água, existirão gastos, mas como a OAN pensa em tudo antes de lançar esse projeto, tentou e conseguiu fazer com que o governo ajude com esses gastos, enfim, o preço desse ciclo cairá 50% de seu preço normal.

Listando os gastos ditos anteriormente, temos:

  • Para as pessoas que irão obter esse ciclo, o gasto com a conta mensal de água existirá, porém bem menor do que era.
  • O motor-bomba e outras bombas como a Bivolt e a centrifuga, que de certa forma é um equipamento que envolve tecnologia, portanto é caro.
  • Os reservatórios utilizados para armazenar a água em certos estágios do processo, que, no caso, serão de fibra.
  • Os tubos (canos de PVC) e conexões que serão comprados por um bom preço, pois quase todos os nossos projetos, compramos os mesmos de uma única empresa, que no caso, vai nos dar um bom desconto pela compra.
  • A areia, que como já falado, será um gasto desprezível em relação aos outros, porem terá que ser trocado de seis em seis meses.
  • Peneiras com filtros que serão utilizados no ciclo para fazer a limpeza da água.
  • A instalação de todo o ciclo

Enfim, todos esses gastos serão neutralizados com o benefício que esse projeto vai trazer para o meio ambiente e para o bolso.

A implantação do projeto será de extrema importância para toda a sociedade, sendo que, através do mesmo o nível de emprego irá aumentar. Como podemos notar atualmente muitos programas estiveram impondo projetos para que a reutilização de água fosse cumprida pela população, poucos deram certo pelo fato de no existir mão de obra qualificada. Com esse projeto, vagas terão que ser preenchidas. Para instalar os canos, reservatórios, etc. Engenheiros e ambientalistas serão contratados para opinar e dizer como ficará melhor em relação à sociedade e ao meio ambiente. Os salários irão variar de acordo com o cargo da pessoa.

Devemos ter consciência do que estamos fazendo com a água, pois apenas 2% de toda água existente no planeta é potável e nesse numero esta cada vez mais abaixando com o modo que estamos tratando as águas diariamente, más para que isso não aconteça, precisamos da cooperação de todos os cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário