sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aspectos Logísticos e de Projeto

O consumo humano de água doce aumenta a cada ano não só pelo aumento da demanda de água tratada, mas sim, pelo aumento da população. Por isso, a procura e o reuso da mesma não é tão grande, porém, nós especialistas da empresa OAN, elaboramos um projeto para reutilização do líquido indispensável que possa abranger a todas as classes. Lembrando que isto se torna mais necessário ainda para as residências pobres, onde o custo será pequeno para implantar e logo o retorno em relação à conta mensal será menor o que se torna um grande avanço em relação aos custos, não só para residências, mas também para o comércio.

Os valores para obter esse processo dependem do tamanho da residência ou comércio, número de banheiros que possui, a quantidade que utiliza para demais fins, como por exemplo, higienização do local, para lavar roupas e louças. Para eficácia do mesmo são necessários: mão-de-obra, motor-bomba (para bombear água para os locais desejados), filtro (de preferências com areia para filtrar sujeira), reservatório de fibra, tubos e conexões. O valor total foi diminuído 50%, pois, como nenhuma agência reguladora ou fornecedora incentiva as atividades de reuso praticadas no território nacional, a OAN resolveu fazer o contrário, ou seja, investir na reutilização, fazendo com que conseguíssemos o apoio do governo que baixou os valores. O retorno do investimento, também chamado de payback, oscilam de acordo com a quantidade de água utilizada, afinal, se utiliza pouca água o sistema não terá tanto retorno de lucro quanto numa casa que utiliza-se mais; não que a população seja obrigada a utilizar mais, pelo contrário, o que deixa claro que a utilização deve ser feita corretamente e conscientemente de acordo com o número de pessoas que a utilizam.

Todo processo de reutilização envolve três etapas ou também chamadas de “partes” necessárias e básicas por onde a água deverá passar, entre elas, os reservatórios, que geralmente são divididos subterraneamente por dois deles, o primeiro, onde a água utilizada passará por uma peneira com sistema de filtro de areia para retirar as sujeiras da água, uma bomba centrifuga Bivolt, que eleva a água para outro reservatório superior e este por sua vez interligado à parte que deseja que a água seja reutilizada. Lembrando que estes canos, com material resistente e de baixo custo (PVC), sempre utilizado em nossos projetos, não estarão próximos aos de água limpa. Outro ponto indispensável é de que essa areia deve ser trocada a cada 6 meses onde seu valor é desprezível em relação ao lucro ou também payback que ocorrerá. Todo sistema deve atender pelo menos duas horas de uso de água no pico da demanda diária, além de possuir placas de advertências nos locais estratégicos e nas torneiras, também, com emprego de cores nas tubulações e nos tanques de reserva para identificação delas, não as confundindo com as de água potável e limpa.

Começando com a reutilização da água dos chuveiros. A água ao invés de ir literalmente pelo ralo, ela fará um percurso diferente durante sua trajetória, terá como finalidade um reservatório terrestre, na parte exterior da casa. Como esse reservatório irá receber toda a água do chuveiro, ela terá no fim do encanamento uma peneira com filtro de areia para a retirada da sujeira da mesma, e uma bomba centrifuga essa bomba, fará com que a água suba para um reservatório superior, situado no telhado ou na laje, dependendo da casa, que por sua vez esse reservatório estará interligado ao encanamento do vaso sanitário ou dos vasos sanitários da casa. Em uma casa, o que mais se consome água é o vaso sanitário, ou seja, o indivíduo reaproveitando a água do chuveiro, que está sem sujeira, nos vasos sanitários, terá uma economia de quase 30% em seu processo final. Lembrando que só haverá uma viabilidade se no caso a família exceder o uso de água em 25 m³.

Outros casos que seria interessante a reutilização seria do lavabo, pois ali não existe tanto problema, por exemplo, como o chuveiro, podendo serem armazenados da mesma forma, até mesmo no próprio reservatório, afinal, um será utilizado na descarga do vaso sanitário, e o caso da água do lavabo poderá ser reutilizado, na hora de lavar calçada, a parte de fora do carro, coisas externas. Lembrando que o escoamento da água da chuva pelas calhas também pode ser reaproveitado para lavar a calçada, ou regar jardins.

Por fim uma coisa que vale realmente à pena a reutilização, é a água da máquina de lavar roupa, afinal, em casas costuma-se lavar roupas frequentemente, e bastante água está envolvida no processo no final do mês, portanto, com o término do processo, escoar essa água para o quintal, ou para qualquer parte da casa que deseja lavar e fazer bom proveito desta água, pois conterá muito sabão, e o número de sujeira não é tão grande. Com esses processos a viabilidade será grande e rapidamente terá um custo benefício bastante vantajoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário