quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Aspectos Logísticos e de Projeto

Nós da empresa OAN estamos com um novo trabalho que se baseia nos mesmos princípios do projeto anterior, porém, agora trabalharemos com foco na distribuição de esgotos, ou seja, a condução da água já utilizada para o sistema de tratamento. Demos início ao mesmo no dia 1 de setembro de 2010 e o término está previsto para dezembro, lembrando que estão sendo realizadas no Estado de São Paulo.

Para que o processo seja eficaz e com sucesso, os canos para a condução precisam ser subterrâneos, longe da canalização da água potável e fora de contato com qualquer ambiente externo, com isso evitamos a poluição do ambiente em vários locais. Essa canalização será para todos, sendo assim, tentaremos canalizar até a parte mais difícil, que é à parte também que mais vemos problemas com isso, as favelas. Será algo muito complicado, pelo fato de o esgoto não receber tratamento e afins, porém para o melhor de São Paulo, faremos de tudo para resolvermos, nem que seja pelo menos uma parcela do problema.

Os canos utilizados são de PVC, ou seja, o material mais barato diminuindo assim o custo, a não ser os casos em que seja obrigatório o uso de ferro fundido, portanto, a relação é avaliada de acordo com cada terreno, ou seja, quanto mais degradado for o terreno será necessário maior resistência dos canos, assim como o ferro fundido citado anteriormente. Estarão inclusos nesse projeto os usos de: coletores prediais (que reúne os esgotos das edificações), coletores públicos (que recebe as conexões dos coletores prediais), coletores tronco (recebe conexões dos coletores prediais e públicos). É difícil de imaginar tanta tubulação junta, porém são ramificações formadas subterraneamente, onde engenheiros farão tudo com o maior preparo e suporte necessários. Todas as casas e edifícios passarão pelo mesmo processo em relação ao lançamento de esgoto, após passar por todos esses tanques coletores, os esgotos que forem de um mesmo bairro, ou de bairros próximos se juntarão em um único tubo para ser levado à mesma estação de tratamento, esse tubo por sua vez mais fundo, de maior espessura e largura, assim sendo, terá de ser de ferro fundido, para que agüente uma maior pressão, levando todo o esgoto enfim para o seu devido tratamento. Lembrando que nesse trabalho teremos como profissionais, principalmente: engenheiros ambientais, químicos e geólogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário